⭐⭐⭐Interview for Via Nocturna

Quando já nada fazia supor que do metal sinfónico surgissem surpresas, elas surgiram em… Sofia, Bulgária. Stela Atasanova lidera um coletivo – os Metalwings – senhores de uma capacidade invulgar de criar hinos de verdadeiro e genuíno metal sinfónico. E não é apenas pelo recurso a uma viola elétrica ou a uma flauta irlandesa. É todo o conceito e sentido de composição que está inerente ao coletivo. For All Beyond é o mais recente disco da banda búlgara e o motivo que nos levou a conversar com a líder Stela.

Olá Stela, tudo bem? Obrigado pela tua disponibilidade. Podes apresentar os Metalwings aos metalheads portugueses?

Olá e obrigado pela oportunidade de apresentar a nossa banda aos teus leitores. Somos os Metalwings e fazemos metal sinfónico. A banda formou-se em 2010, em Sofia, Bulgária. Até agora já lançamos um EP, Fallen Angel In The Hell, e um álbum de estúdio, For All Beyond. Para muitos fãs deste estilo de música, talvez o nome de uma das nossas músicas, Crying Of The Sun, seja familiar. Além disso, temos mais dois vídeos oficiais, para Fallen Angel In The Hell e For All Beyond. Elemento interessante que traz um som diferente à nossa música é o som da viola elétrica e flauta irlandesa que usamos muitas vezes. Mas terão uma melhor ideia de nós, quando ouvirem a nossa música. Ela fala por si.

E tiveram a oportunidade de trabalhar com uma orquestra real. Como foi a experiência? Será para repetir?

Esse momento só pode ser descrito por uma palavra – felicidade. Gravar For All Beyond com uma orquestra real foi um sonho que se tornou realidade. O momento foi muito emocional e forte para todos nós. Gostaria que este fosse o futuro da nossa banda. Vamos ter a oportunidade de gravar toda a nossa música com uma orquestra. Este é o presente mais bonito que podemos dar a nós próprios e aos nossos fãs.

Há também uma música em búlgaro. É uma música pensada para os vossos fãs locais?

Escrevi essa música quando ouvi uma história real com um final triste. Teve que ser cantada em búlgaro. E é para todos os nossos fãs. Muitos dos nossos fãs estrangeiros adoram esta música. Na Bulgária também se tornou uma canção de uma causa – Diabetes without fear

Têm alguma tour prevista para promover For All Beyond?

Na verdade, sim. Dentro de duas semanas, teremos uma mini-tournée na Europa, que incluirá a Áustria, Roménia e Bulgária. Iremos juntar-nos a parte da tour europeia dos Imperial Age, que estão, precisamente em Portugal, neste momento.

Muito obrigado, Stela! Queres acrescentar mais alguma coisa?

Muito obrigado. Adoro Portugal e espero, muito em breve, ter a oportunidade de tocar aí. Muitas saudações da Bulgária para todos os nossos fãs em Portugal!

Follow the full interview

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s